Visão Geral
- Aniversário: 05 de abril
- Fundação: 05 de abril de 1962
- Padroeiro (a):SENHOR DO BONFIM E SANTA RITA
- Gentílio:planaltense
- Cep: 45190-000
- População: 0 (estimativa)
- Presidente (a): ()
-
Índice
Cultura
A CULTURA DA NOSSA GENTE
Planalto tem ao longo da sua história relatos de grandes manifestações culturais de grupos organizados que celebravam seus momentos de muita alegria e paz, seja no novenário do padroeiro Senhor do Bonfim que eram os nove dias de festas na Praça João Gusmão Ferraz, seja nas micaretas, gincanas de rua e de igreja, nos festivais de cultura ou nos campeonatos esportivos que movimentavam gente de todas as idades. Ou seja, o dinamismo cultural do município agregava valores humanos na construção da história diária da cidade.
Ao passar dos anos, as novas gerações buscaram inovações e a tecnologia possibilitou a juventude ter acesso a outros bens culturais. Mas ainda assim, festas tradicionais permaneceram e são esperadas por todos, todos os anos, a exemplo da Festa da Chegada das Bandeiras, realizada em Janeiro, a Lavagem do Calçadão, a Chegada das Bandeiras de Lucaia e de demais distritos e povoados do município. Outro bem cultural que se tornou tradição na cidade é a Vila do Peri Peri, na Praça Duque de Caxias, com apoio das escolas e comunidade em geral. É o momento em que a cidade celebra o São João com muitas cores, danças e comidas típicas que são servidas nas barracas montadas em formato de vila.
A música, a poesias, o teatro e o reisado assim como a capoeira têm seus espaços e incentivos. Anualmente temos dois encontros de capoeira; Um em Junho, em Lucaia, e outro em Agosto, na sede da cidade. Estes movimentos referenciam o espaço do capoeirista na cidade e permite o acesso de pessoas de todas as idades, nessa festa, que une história, resistência e união dos grupos de várias cidades circunvizinhas.
Encontros para apreciação da música regional, da MPB e poesias, dança, pintura, fotografia e contos literários também fazem parte do calendário cultural, ao iniciar, em Abril, com o aniversário da cidade e se prolonga durante todo o ano em espaços alternados, através do Projeto Encontrarte, reunindo artistas que comungam entre si, o gosto pela arte e pela vida contada em versos e prosas.
Enfim, o celeiro cultural do município exige da gestão uma sensibilidade que vai além do perfil técnico do administrador e é necessário entender que este espaço é multicultural e está em constantes mudanças. Ao longo dos seus quase 60 anos de emancipação política muita coisa mudou e vai continuar mudando, o que deve permanecer é o respeito pela diversidade posta e a atenção às novas demandas artísticas que virão.
Geografia
Área – 883.769 km²
População – 26.225 habitantes , IBGE 2013.
Densidade – 26,97 habitantes / km²
Altitude = 943m
Fuso Horário – UTC – 3
População
24.481 habitantes, segundo o Censo Demográfico 2010.
Clima
Sub úmido a seco
História
Planalto emancipou-se politicamente pela lei estadual nº 1658 de 5 de junho de 1962, com território desmembrado de Poções. O atual município de Planalto está situado em território desmembrado do município de Poções. A origem do arraial de Peri-Peri (o nome deve-se a uma lagoa de mesmo nome), no distrito de Lucaia, ocorreu motivada pela facilidade de comercialização dos produtos agrícolas em virtude da abertura da estrada BR-116 (Rio-Bahia), cujo traçado passou pela fazenda Peri-Peri, do Sr. José Pereira, onde surgiu uma feira livre que se realizava aos domingos, atraindo grande afluência de comerciantes e produtores que ali realizava seus negócios.
Em 1946 o prefeito municipal de Poções, tomou iniciativa de criar um arraial no local, onde pudessem os comerciantes se estabelecer e desapropriou uma área na fazenda Peri-Peri e doou ao público para edificar o arraial o qual tomou grande impulso provocando a decadência da vila de Lucaia, que era sede do distrito, cujos moradores se transferiram para o novo povoado, atraídos pela nova rodovia e pelo centro comercial nascente. Com o desenvolvimento da povoação foi criado o distrito de Peri-Peri de Poções (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 628, de 3-12-1953, com território desmembrado do distrito sede e Lucaia, sendo por conseguinte elevado a categoria de vila, a qual continuou a se desenvolver constantemente.
Letra do Hino
HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE PLANALTO
O Hino Oficial de Planalto foi criado pela Lei n.º 344 de 02 de Abril de 2012, publicada no Diário Oficial de 04 de abril de 2012.
Hino Oficial de Planalto
Letra: José Ramos da Silva Júnior
Música: Carlusmar Moreno Aguiar
Da Estrada Real
Teu futuro de glória
Trilhaste um ideal
Projetado na história
Do teu relevo o nome Planalto
Em tuas paisagens, és inspiração
Com muito orgulho sempre te exalto
Na prosa ou verso, és contemplação
De um ameno clima e de humano calor
Planta-se a paz e semeia confiança
Trajetória com gente de valor
Município que desperta esperança
Ainda Peri-Peri, rota de tropeiro
Rio-Bahia marcou tua memória
Emancipada por teu povo altaneiro
No progresso e construção de tua história
Do teu relevo o nome Planalto
Em tuas paisagens, és inspiração
Com muito orgulho sempre te exalto
Na prosa ou verso, és contemplação
Do sudoeste baiano, Planalto é um tesouro
Na mata ou caatinga, brota a riqueza
Coração do teu povo é pura harmonia
Abençoada por tamanha beleza
Abrigaste em teu solo, visitantes
Que te escolheram por terra preferida
A arte que brota em todos os cantos
Mostrando tua cultura infinita
Do teu relevo o nome Planalto
Em tuas paisagens, és inspiração
Com muito orgulho sempre te exalto
Na prosa ou verso, és contemplação